"O produto de luxo é a criação fora do comum, sinônimo de beleza, extraordinária, sedutora, inspiradora, evocativo de sonho e principalmente uma promessa de felicidade"

A recessão ainda não afetou os grandes grupos do luxo

Com o cenário global econômico desagradável, muitas empresas testemunharam uma desaceleração. Mas, graças ao forte apetite nos mercados emergentes e turistas na Europa, a indústria de bens de luxo está crescendo em ritmo sólido. Marcas de luxo, como Hermes, Dior, Louis Vuitton e Lanvin dizem que o comércio permanece flutuante, mesmo que a confiança do consumidor tenha reduzido. Em um desfile de moda em Paris, o presidente-executivo da Hermès, Patrick Thomas disse à Reuters que a crise não impactou sobre as suas vendas e que o poder de compra dos consumidores de luxo não mudou ainda. No entanto, como cautela, ele admitiu que a situação pode mudar: "O fato de que hoje não vemos nada, não significa que não veremos nada amanhã, quando há momentos de preocupação na economia, eles sempre tendem a afetar nossos mercados".


De acordo com Danielle Allérès, diretora do Departamento de Gestão do Luxo e Arte da Universidade de. Marne-la-Vallée e estudiosa desse mercado, os bens de luxo passam a ser muito consumidos durante os períodos de crise, “...muito mais que objetos de desejo, de fantasias, de cobiça, além dos códigos ou dos símbolos de distinção social, os bens de luxo em tempo de crise (guerra, penúria, crise econômica), ultrapassam a noção de utilidade, de satisfação: seu consumo se oferece para compensar as frustrações da existência.

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