"O produto de luxo é a criação fora do comum, sinônimo de beleza, extraordinária, sedutora, inspiradora, evocativo de sonho e principalmente uma promessa de felicidade"

Valrhona - O Verdadeiro Chocolate de Luxo

Valrhona é uma marca de chocolates de luxo francesa, foi fundada em 1922 e é considerada uma das líderes mundiais na produção de chocolate de alta qualidade.

A Valrhona tem sua origem na gastronomia. Visando oferecer produtos de alta qualidade para “transformadores” – chefs e confeiteiros de luxo, a marca se especializou em chocolates para uso em alta gastronomia.  Até a década de 80, seus chocolates só eram acessíveis a este grupo seleto – foi na expansão para o mercado de varejo que ficou evidente o posicionamento de luxo, dada a originalidade arquetípica (francesa, gastronômica), a qualidade superior do produto e a comunicação elegante da marca.


Fabio Bonchristiano, Diretor Presidente da marca no Brasil, degustou os chocolates na Dinamarca, percebeu que havia algo especial e fez todo o planejamento para trazer a marca para o país.

A produção é constante ao longo do ano, geralmente com duas colheitas anuais. O cultivo do cacau é favorecido pelo terroir, que é a junção do solo, o clima e outros fatores biofísicos do lugar que favorecem a produção de um chocolate de alta qualidade. A Valrhona tem como exclusividade os chocolates “de domaine” ou safrados, estes são fabricados a partir de uma única colheita anual, de três plantações distintas (em Trinidad, Magadascar e Venezuela), e com tiragem limitada.

Um dos diferenciais importantes da marca é o poder de despertar os nossos sentidos. Primeiramente, o chocolate nos chama atenção através da visão. Como aparecem nas imagens, as embalagens são sofisticadas, sem exageros, e traduzem a raridade do chocolate.  


Ao abrir as embalagens, é possível sentir a diferente textura do chocolate  que depende da graduação de cacau, que em chocolates ao leite da Valrhona varia de 33% a 40%, e em chocolates amargos de 64% a 85% (enquanto a variação de cacau dos chocolates brasileiros é de 20%). Para os preocupados com a saúde, quanto mais cacau no chocolate, menos açúcar. Por exemplo, o chocolate mais amargo da marca tem apenas 10% de açúcar.

Os chocolates com as porcentagens acima mencionadas são os Grands Crus, linha principal da Valrhona que consiste de chocolates de diferentes intensidades e terroirs (regiões produtoras). Estes fatores são os definidores das notas aromáticas de cada chocolate. 


Durante a degustação, Fabio recomenda deixar o chocolate derreter por instantes na boca, assim é possível sentir o gosto incrível, e ao mesmo tempo, sentir o seu aroma, o que torna a experiência muito mais intensa e recompensadora. 

A Valrhona não acrescente ingredientes químicos para alterar o gosto, aroma ou a textura de seus chocolates, proporcionando então, uma experiência verdadeira de degustação de um produto de alta qualidade. 

É preciso estar atento ao luxo disfarçado, que possui uma aparência bonita, mas não transmite sensações puras aos seus consumidores. Segundo Lipovetsky, autor do livro “Felicidade Paradoxal”, na sociedade democrática de hiperconsumo que vivemos, cada um está inclinado a pretender o que há de melhor e de mais belo, e a voltar-se para os produtos e marcas de qualidade. Isso não ocorre pelo desejo de status, mas em função dos momentos e das vontades, do prazer que delas se espera.

Se quiser ter essa experiência, a Valrhona possui duas lojas em São Paulo, localizadas na Alameda Lorena e no Shopping Higienópolis.

Valrhona - O verdadeiro Luxo

Valrhona é uma marca de chocolates de luxo francesa, foi fundada em 1922 e é considerada uma das líderes mundiais na produção de chocolate de alta qualidade.

A Valrhona tem sua origem na gastronomia. Visando oferecer produtos de alta qualidade para “transformadores” – chefs e confeiteiros de luxo, a marca se especializou em chocolates para uso em alta gastronomia.  Até a década de 80, seus chocolates só eram acessíveis a este grupo seleto – foi na expansão para o mercado de varejo que ficou evidente o posicionamento de luxo, dada a originalidade arquetípica (francesa, gastronômica), a qualidade superior do produto e a comunicação elegante da marca.


Fabio Bonchristiano, Diretor Presidente da marca no Brasil, degustou os chocolates na Dinamarca, percebeu que havia algo especial e fez todo o planejamento para trazer a marca para o país.

A produção é constante ao longo do ano, geralmente com duas colheitas anuais. O cultivo do cacau é favorecido pelo terroir, que é a junção do solo, o clima e outros fatores biofísicos do lugar que favorecem a produção de um chocolate de alta qualidade. A Valrhona tem como exclusividade os chocolates “de domaine” ou safrados, estes são fabricados a partir de uma única colheita anual, de três plantações distintas (em Trinidad, Magadascar e Venezuela), e com tiragem limitada.

Um dos diferenciais importantes da marca é o poder de despertar os nossos sentidos. Primeiramente, o chocolate nos chama atenção através da visão. Como aparecem nas imagens, as embalagens são sofisticadas, sem exageros, e traduzem a raridade do chocolate.  


Ao abrir as embalagens, é possível sentir a diferente textura do chocolate  que depende da graduação de cacau, que em chocolates ao leite da Valrhona varia de 33% a 40%, e em chocolates amargos de 64% a 85% (enquanto a variação de cacau dos chocolates brasileiros é de 20%). Para os preocupados com a saúde, quanto mais cacau no chocolate, menos açúcar. Por exemplo, o chocolate mais amargo da marca tem apenas 10% de açúcar.

Os chocolates com as porcentagens acima mencionadas são os Grands Crus, linha principal da Valrhona que consiste de chocolates de diferentes intensidades e terroirs (regiões produtoras). Estes fatores são os definidores das notas aromáticas de cada chocolate. 


Durante a degustação, Fabio recomenda deixar o chocolate derreter por instantes na boca, assim é possível sentir o gosto incrível, e ao mesmo tempo, sentir o seu aroma, o que torna a experiência muito mais intensa e recompensadora. 

A Valrhona não acrescente ingredientes químicos para alterar o gosto, aroma ou a textura de seus chocolates, proporcionando então, uma experiência verdadeira de degustação de um produto de alta qualidade. 

É preciso estar atento ao luxo disfarçado, que possui uma aparência bonita, mas não transmite sensações puras aos seus consumidores. Segundo Lipovetsky, autor do livro “Felicidade Paradoxal”, na sociedade democrática de hiperconsumo que vivemos, cada um está inclinado a pretender o que há de melhor e de mais belo, e a voltar-se para os produtos e marcas de qualidade. Isso não ocorre pelo desejo de status, mas em função dos momentos e das vontades, do prazer que delas se espera.

Se quiser ter essa experiência, a Valrhona possui duas lojas em São Paulo, localizadas na Alameda Lorena e no Shopping Higienópolis.