"O produto de luxo é a criação fora do comum, sinônimo de beleza, extraordinária, sedutora, inspiradora, evocativo de sonho e principalmente uma promessa de felicidade"

Louis Vuitton Cria Apartamento Exclusivo para Clientes Especiais

Os clientes mais valiosos da grife Louis Vuitton terão acesso permitido a um apartamento de luxo situado acima de sua loja localizada em New Bond Street em Londres. Os seletos clientes, admitidos por convite, poderão sentar-se em sofás na companhia de Jean-Michel Basquiat e Gilbert & George, pedirem bebidas a um mordomo, enquanto estilistas pessoais mostram os mais recentes lançamentos da marca.

Maison da Louis Vuitton em Londres

O apartamento mostra como Vuitton está enfrentando o dilema crescente de luxo: como vender mais e ainda manter-se exclusivo. Lojas da marca estão ficando maiores e mais sofisticadas, com uma decoração luxuosa, exposições de arte e livrarias. Com um apartamento em Londres e a nova loja situada na Marina de Cingapura, Vuitton está trabalhando duro para que os muito ricos sintam-se especiais.

"O que temos agora é uma nova camada do bolo", disse Peter Collett, um psicólogo, consultor e autor de The Book of Tells: How to Read People's Minds from their Actions. "Você não está apenas trazendo as pessoas para a loja, onde qualquer pessoa pode vir. Você vai trazer as pessoas a um santuário.” 

Seis anos atrás, Vuitton apresentou um formato maior de loja conhecida como "maison". O grupo LVMH subiu mais de 75 por cento desde então.

O conceito foi revelado pela primeira vez na Champs Elysees, em 2005, para apresentar um "certo modo de vida", com recursos projetados para fazer com que os clientes voltem, de acordo com Yves Carcelle. Louis Vuitton, maior unidade da LVMH por vendas, adicionou 11 maisons desde então, a mais recente em Cingapura. Outra está programada para abrir em Roma no próximo ano. As maisons "oferecem mais do que experiências comuns de compra", disse Carcelle.

A loja em Bond Street, inaugurada no ano passado, é inspirada na "casa de um colecionador que ama apenas os melhores e os mais raros", segundo a empresa. Na prática, isso significa 1.500 metros quadrados de painéis de madeira com centenas de bolsas da marca.

O apartamento do segundo andar apresenta diversas obras de arte e estão disponíveis seis atendentes para atender às necessidades dos clientes. Vuitton também usa o apartamento, que tem banheiro, mas nenhum quarto, para sediar eventos privados, incluindo jantares.

"No processo de seleção dos clientes que visitarão o apartamento, é preciso criar a impressão de que é um lugar aonde ninguém ou muito poucas pessoas vão", disse Collett, psicólogo e consultor.